segunda-feira, 15 de julho de 2013

Basquetebol não participa no Campeonato da PROLIGA

Foi com brilhantismo, que a nossa equipa Sénior de Basquetebol, conseguiu ascender, na época passada, à PROLIGA e assim fazer parte da elite das equipas nacionais da modalidade.


Como é do conhecimento de todos os portugueses e dos adeptos alcantarenses, em particular, o país encontra-se numa situação de crise o que tem levado à diminuição dos apoios por parte de empresas e até ao seu cancelamento. Esta situação vem naturalmente afectar a vida dos cubes.


Hoje em dia é impossível vivermos sem qualquer apoio, quer de entidades estatais quer particulares. Como se sabe com o Estado não podemos contar, até porque é o Estado que consegue criar situações dramáticas nos clubes.


O ano passado toda a estrutura da secção de basquetebol, quer no que diz respeito a jogadores e técnicos, foi gratuita e mesmo assim aconteceu basquetebol em alcântara. Tivemos imensas dificuldades para conseguir os meios de transporte, onde tivemos algumas vezes o apoio da Junta e Freguesia de Alcântara e também proporcionar algumas refeições, muitas das vezes ligeiras aos nossos atletas.

Este ano com a subida à PROLIGA o panorama alterou-se totalmente, onde todos os encargos caem sobre os clubes: policiamento, condições técnicas durante os jogos, como vídeos, programas de estatísticas, etc.

Temos igualmente que ter em conta o maior peso que são as deslocações, que são quase todas na totalidade para o norte do país, com as restantes despesas associadas.

A juntar a tudo isto, a empresa que nos dava ainda algum apoio, SLIMCEI, por pouco que fosse, deixou de o fazer.

A Direcção do Atlético Clube de Portugal, tem tentado por todos os meios, encontrar uma solução para esta situação sem qualquer resultado.

Feito o balanço, tendo como argumentos de peso, não a vitória final na PROLIGA, mas sobretudo uma representação digna, a que o nosso Clube nos tem habituado, a necessidade de se alterar significativamente a estrutura da secção, com a contratação de atletas que possam fazer a diferença, o aumento de número de treinos semanais, etc., achou a Direcção do Atlético Clube de Portugal, não correr riscos, quer desportivos quer financeiros e este ano não concorrer à PROLIGA.

Não vamos entrar em loucuras.

Sabemos que esta nossa decisão irá ser aceite pelos nossos associados, assim como sabemos que iremos ter duras críticas às costas, mas foi uma decisão unanime de todos os elementos da Direcção assim como dos atletas da modalidade. Vamos voltar a participar no Campeonato Nacional da 1ª Divisão, e tentar novamente para a próxima época ter a mesma prestação e quem sabe no próximo ano termos condições seguras de participar no escalão mais alto.

A Direcção

Sem comentários:

Enviar um comentário