terça-feira, 25 de outubro de 2011

Record destaca a nossa defesa

Autor: Francisco Laranjeira

Decorridas 7 jornadas, a campanha do Atlético na Liga Orangina tem sido feita ao ritmo de vitórias. A liderança isolada assim o atesta... Mas, olhando com atenção para a tabela classificativa destaca-se um dos segredos que explica o percurso da formação da Tapadinha. Repare-se na coluna dos golos sofridos... apenas três. Um registo que desvenda de forma clara onde reside a grande força da equipa de João de Deus. Os tentos, da autoria de Roberto e Joeano (Arouca) e Lourenço (SantaClara), correspondem à posição no pódio das defesas menos batidas dos campeonatos profissionais e um lugar de destaque se se levar em conta todas as provas nacionais.
“É fruto do nosso trabalho diário, à importância dos processos defensivos no nosso treino”, explica o central Rolão, de 35 anos. Apesar de afastado das opções iniciais, a experiência como capitão permite-lhe desvalorizar o registo.“O M. United, este fim-de-semana, sofreu tantos golos como no resto do campeonato. Não estamos livres que aconteça algo semelhante connosco”, exemplifica. A segurança que os companheiros exibem dentro das quatro linhas “será sempre um dos nossos segredos, uma defesa consistente, até pelo estilo que o míster imprimiu, de maior contenção e aposta no contra-ataque”, refere, revelando que “na Liga Orangina, quem defender melhor e aproveitar os erros alheios tem maior sucesso”.
Em comparação com a época passada - que culminou com a subida de divisão -, a defesa foi inteiramente remodelada
e apresenta melhores registos, o que impõe a questão: até onde poderá chegar o clube lisboeta? Há uma expressão no desporto que afirma que " um ataque pode resolver jogos, uma defesa pode valer campeonatos". Um bom ponto de partida para a resposta...

Sem comentários:

Enviar um comentário